4 de maio de 2010

Não se desgaste com quem não vale a pena.

Que atitude adotar em relação aos maus? Eis uma questão que me apresentam sempre. Num dos jornais em que trabalhei, havia uma infeliz que tinha infinito prazer em atormentar toda a redação. Visava particularmente as mulheres, e fez correr , em alguns anos, rios de lágrimas.


Digo infeliz, porque, apesar de possuir os melhores trunfos em seu jogo, sofreu duramente em retribuição aos desgostos que causou. Deus queira que tenha compreendido, e que aplique de ora em diante sua grande inteligência em fazer tanto bem quanto mal fez.


Essa senhora um dia fez uma confidência: “Existe alguém que deixo tranqüila. É M.A.... Os ataques escorregam sobre ela sem a ferir.” O fato mesmo que eu tenha retirado várias de suas vítimas de suas garras, impunha-lhe respeito.


E aí está. Não tenho nenhum mérito. “O Espírito que me habita é meu escudo”, da mesma forma que “O Espírito em ti é teu refúgio e tua fortaleza”. Para que haja conflito, é preciso serem dois. Se você revidar, se gritar: “Tocado!” O duelo continuará.


Mas, exercite em ignorar os ataques, e acabará por não mais senti-los nem sofrer: passará incólume no meio dos conflitos, e criará a paz ao seu redor. Se conseguíssemos manter a idéia de paz bastante forte em nosso consciente, subconsciente e superconsciente, não poderiam mais existir guerras no mundo privado. Da mesma forma que não se pode fazer girar a terra ao contrário. É a lei.


APLICAÇÃO: Não se contente em ler este capítulo, medite-o, assimile-o, e, sobretudo, ponha-o em prática. Às palavras que ferem, como aos ataques que o atingem em profundidade, e arriscariam solapar sua felicidade, sua situação, suas afeições, não reaja com uma afirmação categórica, mas silenciosa: “ O Espírito em mim é meu libertador... Nada tenho a temer, o poder espiritual me protege...” Ou repita a fórmula que lhe vier mais naturalmente à cabeça. Substitua o ódio contra seus adversários pela piedade, pois são de lamentar-se: eu tive a prova disso, você a terá também...




Nenhum comentário: